top of page

Osteoporose: A vilã da terceira idade


A população brasileira tem vivido mais, porém, é nessa faixa etária que aparecem as doenças de caráter crônico degenerativos e, entre elas, está a osteoporose. A doença nada mais é do que o resultado do enfraquecimento dos ossos, seja por alterações na quantidade de tecido ósseo, como também na qualidade deles.


Apesar de ser uma doença muito associada ao envelhecimento, alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.


A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos. A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.


Após a menopausa, as mulheres tendem a sofrer com esse problema de saúde, ainda mais se elas tiverem: pele clara, menopausa precoce ou baixa estatura. Elas estão mais suscetíveis à doença, pois tem menor massa óssea e a perda do estrogênio ocorre de maneira súbita após a menopausa.


É importante saber que a osteoporose não é uma doença exclusiva das mulheres, mas que pode aparecer ainda nos homens que sofrem com: hipotireoidismo, hipogonadismo, diabetes melittus, que tem histórico do problema na família ou, ainda, sofreu com algum trauma ou tem outras doenças.


Conhecida como uma doença silenciosa, onde normalmente não são notados sintomas, o diagnóstico costuma ser feito somente após a ocorrência de uma fratura. A osteoporose não tem cura e, sendo assim, o tratamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa, também diminuindo o risco de fraturas e de doenças associadas.


Dicas para prevenção e controle da osteoporose

  • A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos);

  • Consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve;

  • Evite carne vermelha, refrigerante, café e sal;

  • Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta de 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h;

  • Não fume e evite o consumo excessivo de álcool;

  • Mulheres que entraram na menopausa devem consultar um médico para começar um tratamento especial. A partir de 45 anos, devem ser submetidas a um teste de densitometria óssea;

  • É importante que a pessoa sentada consiga apoiar os pés no chão, evitando assim, a hipotensão postural (tonturas).

 
 
 

Comentarios


bottom of page