Gripe, resfriado ou COVID-19? Entenda a diferença!
- Arquimed Saúde
- 8 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O COVID-19, assim como outras síndromes, como resfriado e gripe, trazem sintomas muito parecidos e que muitas vezes podem confundir o indivíduo, retardando, assim, o cuidado necessário para a regressão dos sintomas e, consequente, melhora do paciente.
Buscando esclarecer as diferenças, trouxemos as principais informações sobre os sintomas de cada doença. Fique de olho, entenda e previna-se!
COVID-19: Além de tosse, febre e cansaço, os sintomas mais comuns são perda de paladar e olfato, e, em alguns casos, dificuldade para respirar ou falta de ar. Os sintomas se tornam mais intensos com o passar dos dias.
GRIPE: É causada pelo vírus da Influenza e seus sintomas geralmente são febre, dor muscular, dor de garganta e cabeça, tosse seca, secreção nasal, cansaço e mal estar.
RESFRIADO: O resfriado é um tipo de infecção que acomete, principalmente o nariz e a garganta. Normalmente causado pelo rinovírus. Entre os principais sintomas estão congestão nasal, espirros, tosse, dor de garganta, as vezes febre, dor de ouvido, cansaço e mal estar.
Como se prevenir?
As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou, na ausência destes, higienizar com álcool 70%;
- Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço ou com a parte interna de seu cotovelo. Caso utilize o lenço, descarte-o imediatamente e higienize as mãos;
- Se estiver doente, fique em casa;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Evite aglomerações e, de preferência, mantenha a distância de, pelo menos, 1,5m das pessoas, especialmente se estar estiverem apresentando sintomas dessas doenças;
- Evite tocar nos olhos, bocas e nariz com as mãos, sem a devida higienização;
- Higienize objetos que são manuseados com frequência e não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Use máscara ao sair de casa;
- Vacine-se! A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças.
Entenda a diferença!

Comentarios